Instituto do Animal

Quem mais contribui para a qualidade da relação – o cão ou o dono?

Estudo científico conclui que a qualidade da relação entre ambos é mais influenciada pela personalidade do dono do que pela personalidade do cão.

Investigadores dinamarqueses da Universidade de Copenhaga exploraram alguns dos factores que afectam e modelam a relação entre os cães e os seus donos. Os autores recomendam o investimento de tempo na criação de rotinas que envolvam o cão e o dono, incluindo preferencialmente actividades para as quais ambos estejam motivados – por exemplo, o gosto por praticar exercício físico. O estudo refere que nos casos em que os donos não desenvolvem vínculos positivos e duradouros com os seus cães, o abandono revela-se uma consequência comum (Kwan and Bain, 2013). É feito um apelo às famílias em geral, e com crianças em particular, no sentido de procurarem saber mais sobre o processo de criação e manutenção de uma relação ideal com um cão.

Lídia Bernardo, licenciada em Ciências Psicológicas e colaboradora do Instituto do Animal

 

Para descobrir qual é o animal mais adequado a si e à sua família, marque uma consulta de Perfect Match no Instituto do Animal.

Rua David Leandro Silva 24
Jardim do Poço do Bispo
1950-064 Lisboa
Tlf: 21 868 0421
email@institutodoanimal.pt

Newsletter

Receba as novidades em primeira mão.
Subscreva a nossa newsletter.

Siga-nos no facebook

top
© Instituto do Animal