Instituto do Animal

Proporcione a convivência segura do seu cachorro com os seus pares e fortaleça o carácter social do cão adulto

A socialização de animais de estimação conduzida de modo adequado, e associada às técnicas de treino positivo, contribui significativamente para prevenir problemas de comportamento e para estreitar os laços de afecto entre pessoas e animais.

No Instituto do Animal promovemos programas de socialização para cães e gatos de várias idades.

Socialização precoce e vacinação

Apesar de o processo de socialização ser mundialmente reconhecido como um método eficaz para prevenir problemas de comportamento no cão adulto, alguns técnicos opõem-se a que a socialização seja conduzida antes dos 4 meses de idade, devido ao risco de contracção de doenças infecciosas.

No Instituto do Animal defendemos a socialização precoce já que não há evidência empírica de que os cachorros que frequentam programas de socialização em tenra idade têm mais propensão para contrair doenças.

Pelo contrário, diversos estudos científicos atestam as vantagens da socialização precoce, nos quais fundmentamos a nossa posição, bem como na posição que instituições de relevo têm afirmado publicamente, designadmente a Ordem dos Médicos Veterinários e a Sociedade Veterinária Americana de Comportamento Animal.

Numa recomendação pública endereçada aos seus colegas médicos veterinários de todo o mundo, o reconhecido especialista em comportamento animal, Prof. Doutor Robert K. Anderson afirmou:

“O cérebro dos cachorros reage especialmente aos processos de aprendizagem e à assimilação de experiências durante as suas primeiras 16 semanas de vida. Isto determina que criadores, donos, veterinários, treinadores e especialistas em comportamento são responsáveis por garantir que as experiências de aprendizagem e socialização com outros cães, com crianças e adultos e em situações ambientais diferenciadas são proporcionadas durante este período óptimo que decorre entre o nascimento e as 16 semanas de vida do animal.”

Cachorros de 2 a 5 meses

(vulgo “puppy classes”)

As turmas são compostas por cachorros com idades compreendidas entre as oito e as 20 semanas (no início do programa).

Por volta dos cinco meses de idade, a personalidade do cachorro está praticamente formada. Até lá decorre o período crítico da vida do cão em termos de socialização e de aprendizagem. Esta fase é determinante para o modo como o cão há-de crescer e viver na fase adulta. Na realidade esta é a melhor oportunidade da vida de um cão para aprender a relacionar-se com outros cães e com pessoas estranhas, bem como a lidar com situações, lugares e sons atípicos.

Nestas sessões ensinamos aos cachorros boas-maneiras e competências sociais importantes, e trabalhamos no sentido de prevenir maus hábitos e comportamentos problemáticos. Também são introduzidos os comandos básicos de obediência como “senta”, “deita” e “larga”.

As sessões são conduzidas num espaço acolhedor preparado para o efeito, em perfeitas condições de higiene, desinfecção e segurança.

O programa tem a duração de 6 semanas, com uma sessão por semana. Cada sessão dura aproximadamente 60 minutos.

Todos os cachorros deverão ter iniciado o processo de desparasitação e feito pelo menos a primeira vacinação com uma antecedência mínima de sete dias face à primeira aula. Têm de estar protegidos também contra a “tosse de canil”. Cachorros até aos 4 meses, inclusive, têm como requisito obrigatório a vacina intranasal contra a Bordetella (bactéria que causa a “tosse de canil”), uma vez que até esta idade estão em maior risco para contrair a doença e esta vacina é a que garante a protecção mais rápida e eficaz. Os cachorros com 4 meses ou mais deverão ter o plano vacinal (contra a Esgana, Hepatite, Parvovirose, Parainfluenza e Leptospira) já terminado há pelo menos 2 semanas.

Para garantir a segurança de todos os participantes, solicitamos que nos envie previamente, por email, o boletim de vacinas digitalizado (apenas as páginas de identificação do cachorro e as que contêm vacinas já assinaladas). Se não for possível, agradecemos que chegue 15 minutos antes da primeira aula começar para procedermos ao referido controlo.

O programa individual de vacinação e desparasitação deve ser mantido em dia durante todo o curso de socialização.

7
IdA_creche3
IdA_creche2
IMG_2981

Cães com seis ou mais meses

O comportamento dos animais está em constante mutação. Por isso, se continuar a promover a socialização durante a maturidade do seu cão, estará a contribuir para a sedimentação de um carácter sociável e a prevenção de comportamentos problemáticos no futuro.

Neste programa dirigido aos cães adultos ensinamos novas capacidades e desenvolvemos aquelas que o seu cão já adquiriu. As técnicas positivas de treino visam o amadurecimento da obediência e das boas-maneiras, e o controlo de impulsos. A motivação e a auto-confiança também são trabalhadas ao longo das sessões.

O programa tem a duração de 6 semanas, com uma sessão por semana. Cada sessão dura aproximadamente 60 minutos.

Os cães devem ser amigáveis com os seus pares e com as pessoas, e devem vir acompanhados do boletim de vacinas em dia. Devem ter também a desparasitação interna (parasitas intestinais) e externa (pulgas, carraças, insectos) em dia.

Com vista à boa integração do seu cão numa turma, é necessária a realização de uma entrevista prévia com um dos nossos profissionais, caso ainda não tenha frequentado nenhum programa de socialização connosco.

Socializaçao_170601

Para conhecer as datas e os horários das próximas turmas, ligue-nos: 218680421 ou 914310043, ou envie um email para o endereço email@institutodoanimal.pt

Conheça a nossa política de cancelamentos aqui.

dogcat

Rua David Leandro Silva 24
Jardim do Poço do Bispo
1950-064 Lisboa
Tlf: 21 868 0421
email@institutodoanimal.pt

Newsletter

Receba as novidades em primeira mão.
Subscreva a nossa newsletter.

Siga-nos no facebook

© Instituto do Animal