Instituto do Animal

Creche para cães de todas as idades e feitios

Os cães precisam de conviver e brincar uns com os outros para desenvolver as suas competências comunicacionais e sociais. Mas as suas necessidades vão muito para além disso.

A nossa creche foi inaugurada em Outubro de 2016. Até então Lisboa não tinha uma entidade credível a quem confiar os seus cães diariamente.

Escolhemos uma localização central para estarmos próximos dos cães lisboetas. Porque quanto menos tempo passarem nos transportes, melhor para eles.

A creche é a declinação natural do nosso know-how em comportamento e bem-estar animal. As primeiras apostas, em 2015, tinham sido na formação de donos e profissionais veterinários, no treino de obediência e nas terapias de modificação comportamental para cães e gatos. Um ano depois estendemos o conhecimento científico e a experiência reunidos a algo tão prático e necessário como a creche.

A nossa creche não é um depósito de cães onde estes ficam confinados durante todo o dia. À semelhança das crianças, nenhum cão deve permanecer numa creche durante mais de sete/oito horas e alguns, devido às suas características específicas, não toleram mais de quatro ou cinco horas por dia. No Instituto respeitamos estes limites e quando necessário oferecemos soluções alternativas à permanência prolongada, com vista a facilitar a vida dos donos.

A nossa escola também não tenta recriar um ambiente selvagem ou quase selvagem. Porque em Lisboa os cães são urbanos e sociáveis. Por isso, damos-lhes aquilo de que gostam e que lhes faz bem. Aqui, além das zonas de recreio, eles dispõem de áreas de descanso em ambiente confortável, limpo, seco e sem correntes de ar. Também têm pleno acesso a refúgios onde se recolhem sempre que não querem estar com os outros cães, (mesmo os melhores amigos), e onde se resguardam daquilo que os assusta, sentindo-se seguros.

As experiências que proporcionamos aos nossos cães respondem às suas principais necessidades tendo em consideração a natureza da espécie e as características específicas de cada um. É assim que os fazemos muito felizes, sem frustrações por efeito de dissonâncias cognitivas suscitadas pelo contraste entre a vivência em casa e a vivência na creche. Esta harmonia contribui para a estabilidade emocional dos cães e promove temperamentos equilibrados e socialmente aceites.

A estimulação olfactiva é uma das experiências mais enriquecedoras que podemos proporcionar a um cão. Conscientes desta evidência, os nossos cães fazem, no mínimo, três passeios por dia. E para a estimulação ocorrer efectivamente, cada passeio obedece a um trajecto diferente. E assim vão experimentando sensações muito distintas – desde o passeio disciplinado em calçada portuguesa, guiado por profissionais formados em condução à trela; até uma corrida na areia da praia fluvial que temos a 450 metros; passando pela Quinta das Flores (“o Monsanto de Marvila”) a 300 metros e pelo Parque Ribeirinho Oriente (“maior do que o Jardim da Estrela”) que fica a 200 metros. Os cães que permanecem repetidamente no mesmo espaço não têm oportunidade de estimular o olfacto. Por maior que seja a área disponível – interior e/ou exterior.

Além dos passeios, o exercício físico diário é feito à medida de cada cão, maioritariamente realizado dentro das nossas instalações – quase 200 m2 protegidos do calor, do frio e da chuva. (Os cães são vulneráveis ao stress térmico). Desenvolvemos actividades em grupo, organizadas por turmas com diferentes jogos e ritmos, para perfeita adequação aos temperamentos, níveis de energia e condição física dos cães. Mas alguns cães, devido às suas necessidades específicas, fazem exercícios individualmente, orientados por um ou dois cuidadores.

Não menos importantes são os exercícios de autocontrolo e estimulação mental que fazemos ao longo do dia para promoção de bons comportamentos e personalidades equilibradas.

Recebemos cães desde os três meses de idade, até ao fim da vida, e tudo está organizado para prestarmos um acompanhamento personalizado a cada cão, com atenção permanente aos seus estados emocionais e físicos, trabalhando em colaboração estreita com os donos (e quando necessário, com os respectivos veterinários) para resolver qualquer problema que surge. Não recusamos cães pouco ou mal socializados porque sabemos como os ajudar a superar as suas dificuldades. Prestamos todos os cuidados especiais em circunstâncias pós-operatórias e de doença não contagiosa. Atendemos à personalidade de cada cão e todos os dias aplicamos técnicas de modificação comportamental que visam ajudar a superar as suas fragilidades e a potenciar as suas virtudes.

Entre os nossos cuidadores caninos contamos com treinadores, médicos veterinários, técnicos auxiliares de veterinária e várias outras qualificações. Também recebemos estagiários que vêm para obter formação e experiência e ajudam a dinamizar as equipas de trabalho durante todo o ano. Até clientes e familiares se juntam à equipa, enriquecendo-a. O nosso rácio médio de cães por cuidador é o melhor do mundo: quatro a cinco.

creche-IdA
Creche_190127

A creche funciona nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00. Em Agosto encerramos durante 15 dias para férias.

 

Benefícios e serviços complementares opcionais:

  • Descontos para famílias com mais de um cão;
  • Actividades extra-curriculares no mesmo espaço, incluindo treino de obediência, terapia comportamental e fisioterapia;
  • Serviços de vacinação e desparasitação, prestados nas nossas instalações, todos os meses, a preços especiais;
  • Possibilidade de recorrer ao serviço de transporte prestado por um dos nossos parceiros, a preços muito convenientes – no caso de não lhe ser possível entregar e/ou recolher pessoalmente o patudo;
  • Acesso facilitado a soluções de estadia familiar oferecidas pelos nossos cuidadores de confiança, para poder deixar o peludo durante as suas ausências e as nossas férias ou fins-de-semana.
Para ver como trabalhamos e como os nossos educandos caninos passam o dia, visite-nos pessoalmente e espreite as imagens que temos publicadas no Facebook, aqui.
crecheagrup
2016-07-04

Rua David Leandro Silva 24
Jardim do Poço do Bispo
1950-064 Lisboa
Tlf: 21 868 0421
email@institutodoanimal.pt

Newsletter

Receba as novidades em primeira mão.
Subscreva a nossa newsletter.

Siga-nos no facebook

top
© Instituto do Animal