A nossa creche foi inaugurada em Outubro de 2016. Até então Lisboa não tinha uma entidade credível a quem confiar os seus cães diariamente.
Escolhemos uma localização central para estarmos próximos dos cães lisboetas. Porque quanto menos tempo passarem nos transportes, melhor para eles.
A creche é a declinação natural do nosso know-how em comportamento e bem-estar animal. As primeiras apostas, em 2015, tinham sido na formação de donos e profissionais veterinários, no treino de obediência e nas terapias de modificação comportamental para cães e gatos. Um ano depois estendemos o conhecimento científico e a experiência reunidos a algo tão prático e necessário como a creche.
As experiências que proporcionamos aos nossos cães respondem às suas principais necessidades tendo em consideração a natureza da espécie e as características específicas de cada um. É assim que os fazemos muito felizes, sem frustrações por efeito de dissonâncias cognitivas suscitadas pelo contraste entre a vivência em casa e a vivência na creche. Esta harmonia contribui para a estabilidade emocional dos cães e promove temperamentos equilibrados e socialmente aceites.
A estimulação olfactiva é uma das experiências mais enriquecedoras que podemos proporcionar a um cão. Conscientes desta evidência, os nossos cães fazem, no mínimo, três passeios por dia. E para a estimulação ocorrer efectivamente, cada passeio obedece a um trajecto diferente. E assim vão experimentando sensações muito distintas – desde o passeio disciplinado em calçada portuguesa, guiado por profissionais formados em condução à trela; até uma corrida na areia da praia fluvial que temos a 450 metros; passando pela Quinta das Flores (“o Monsanto de Marvila”) a 300 metros e pelo Parque Ribeirinho Oriente (“maior do que o Jardim da Estrela”) que fica a 200 metros. Os cães que permanecem repetidamente no mesmo espaço não têm oportunidade de estimular o olfacto. Por maior que seja a área disponível – interior e/ou exterior.
Além dos passeios, o exercício físico diário é feito à medida de cada cão, maioritariamente realizado dentro das nossas instalações – quase 300 m2 protegidos do calor, do frio e da chuva. (Os cães são vulneráveis ao stress térmico). Desenvolvemos actividades em grupo, organizadas por turmas com diferentes jogos e ritmos, para perfeita adequação aos temperamentos, níveis de energia e condição física dos cães. Mas alguns cães, devido às suas necessidades específicas, fazem exercícios individualmente, orientados por um ou dois cuidadores.
Não menos importantes são os exercícios de autocontrolo e estimulação mental que fazemos ao longo do dia para promoção de bons comportamentos e personalidades equilibradas.
Recebemos cães desde os três meses de idade, até ao fim da vida, e tudo está organizado para prestarmos um acompanhamento personalizado a cada cão, com atenção permanente aos seus estados emocionais e físicos, trabalhando em colaboração estreita com os donos (e quando necessário, com os respectivos veterinários) para resolver qualquer problema que surge. Não recusamos cães pouco ou mal socializados porque sabemos como os ajudar a superar as suas dificuldades. Prestamos todos os cuidados especiais em circunstâncias pós-operatórias e de doença não contagiosa. Atendemos à personalidade de cada cão e todos os dias aplicamos técnicas de modificação comportamental que visam ajudar a superar as suas fragilidades e a potenciar as suas virtudes.
Entre os nossos cuidadores caninos contamos com treinadores, médicos veterinários, técnicos auxiliares de veterinária e várias outras qualificações. Também recebemos estagiários que vêm para obter formação e experiência e ajudam a dinamizar as equipas de trabalho durante todo o ano. Até clientes e familiares se juntam à equipa, enriquecendo-a. O nosso rácio médio de cães por cuidador é o melhor do mundo: quatro a cinco.