Curso teórico-prático para iniciados. O curso visa dotar os formandos do conhecimento científico e das técnicas positivas necessárias para conduzir programas de treino de obediência individuais e em grupo.
Destinatários
Pessoas com 18 anos ou mais, aspirantes a treinador canino, treinadores que pretendam reforçar ou actualizar as suas competências e todas as pessoas que queiram promover a obediência canina, em contexto particular ou profissional. Não é exigida escolaridade mínima.
Objectivos
Os formandos que concluírem o curso com sucesso estarão aptos a compreender o temperamento de um cão, ajudar os donos a conhecê-los melhor e a proporcionar-lhes bem-estar, e ainda ajudar na resolução de alguns comportamentos indesejados. Saberão também planear e implementar um programa de obediência básica assente no método mais adequado a cada situação.
Metodologia
O curso tem a duração de três meses e é composto por uma componente teórica – expositiva e ilustrativa -, e uma componente prática:
- Aulas teóricas: 18 horas
- Avaliação de conhecimentos adquiridos
- Aulas práticas: 30 horas
- Avaliação técnica de treino
Nas aulas práticas os formandos devem vir acompanhados de um cão que ainda não tenha sido submetido a treino de obediência. Quem não conseguir trazer cão com estas características, deve informar a secretaria com a máxima brevidade possível. O Instituto procurará disponibilizar um cão nestes casos.
Para participarem, os cães devem ser amigáveis com pessoas e os seus pares. As vacinas e a desparasitação têm de estar em dia.
Estágio complementar
Complementarmente, os alunos que pretenderem fazer do treino canino profissão e que concluam o curso com aproveitamento, podem candidatar-se a um estágio a realizar no Instituto do Animal. Este decorre em contexto real, sob orientação dos treinadores mais experientes e qualificados.
Observações
O número de participantes é limitado.

